Como nós somos um


Vou te contar uma história, uma história verdadeira. Ontem de manhã, encontrei um velho amigo na rodoviária. Ele agora é policial e passamos alguns minutos colocando o papo em dia, pois havíamos cursado o ensino médio juntos. Naquela época, eu havia acabado de me tornar um adventista do sétimo dia convencional e, por isso, estava muito entusiasmado com o Evangelho do Sábado do sétimo dia. Tenho certeza que você entende o que quero dizer. Eu estava convencido de que o Sábado era o sétimo dia da semana, e agora, se eu pudesse convencer outros a mudarem seu dia de adoração do domingo para o sábado, eu estaria ajudando a salvar suas almas. Os adventistas convencionais modernos são praticantes e vítimas de uma religião baseada nas obras. Não estou dizendo que todo adventista acredita que suas obras os salvarão; eles têm material inspirado que lhes diz a verdade. Infelizmente, eles são ensinados a dizer: “Eu acredito na salvação pela fé, e não pelas obras”, enquanto agem, ensinam e são ensinados, exatamente o oposto.

Antes de aprender o verdadeiro Evangelho, é claro, eu também era culpado disso. Eu ia à Escola Sabatina e ao sermão semanal todos os Sábados de manhã, mas porque a justificação pela fé e a vitória sobre o pecado não eram ensinados, porque estávamos convencidos de que o julgamento dos vivos se aproximaria sorrateiramente de nós e atacaria a qualquer momento, éramos essencialmente observadores do domingo no dia errado. Talvez tivéssemos regras melhores, mas a nossa abordagem e relacionamento com o nosso Criador não era melhor do que a de um católico, metodista ou batista.

Falando nisso, o pai desse meu amigo que encontrei, era um ministro batista. Quando éramos amigos no ensino médio, eu via isso como um desafio e uma grande oportunidade, porque ali estava alguém que conhecia a Bíblia e estaria disposto a falar sobre minha paixão recém-adquirida. E assim, durante os intervalos entre as aulas, ele e eu discutíamos religião. Ele tentou me convencer de que a Lei havia mudado na crucificação, e eu afirmei que a Lei de Deus é eterna, não está sujeita a mudanças e foi fielmente observada antes e depois da cruz.

Não me lembro quantos dias durou essa conversa intermitente, talvez uma ou duas semanas, mas por fim – e numa ocorrência rara – ele acabou cedendo. Ele não podia contestar os versículos bíblicos que apresentei. Ele não podia negar o registro no Novo Testamento de que após a morte de Cristo, Seus seguidores continuaram a descansar no sétimo dia, que Cristo guardou e ensinou a importância dos mandamentos de Seu Pai, e que as profecias dos últimos dias, tais como aquela em Isaías 65, prediz que o sábado sempre será observado, mesmo no mundo vindouro.

Devo admitir que fiquei surpreso com sua honestidade. Ele disse, pelo que me lembro: “Você fez seu trabalho. Não posso discutir com o que você está dizendo. Agora, deixe-me pensar sobre isso e considerar o que fazer.”

Achei que ele estava certo, que eu tinha “feito meu trabalho” e bem feito. Consegui fazer um verdadeiro crente, um verdadeiro convertido ao Cristianismo Bíblico. Eu ganhei uma alma para Jesus.

Como não poderia surpreender nenhum de vocês, ele nunca se tornou um observador do Sábado, muito menos um adventista. Na verdade, não me lembro se voltamos a falar sobre a Bíblia depois daquele dia. Provavelmente me convenci de que ele acabaria decidindo se comprometer com o que agora sabia ser a verdade de forma intelectual e bíblica.

Então, o que deu errado? Eu usei a Bíblia. Eu tinha falado a verdade. Eu havia explicado o quanto me sentia mais próximo de Deus agora que estava em harmonia com Sua Lei. Por que isso não era bom o suficiente? Por que aquele brilhante argumento bíblico (que venceu o debate) não foi forte o suficiente para superar seus pontos de vista tradicionais, mas incorretos?

Bem, vamos considerar o assunto da perspectiva dele – o que não era algo que eu era capaz de fazer naquela época. O que ele estava sendo solicitado a fazer? Ele estava sendo solicitado a romper um poderoso vínculo espiritual com sua família, especialmente com seu pai. Ele estava sendo convidado a sair e se posicionar contra sua comunidade eclesiástica. Ele foi convidado a se tornar um estranho, possivelmente perdendo amigos e certamente perdendo a estima entre as pessoas com quem vivia.

E sim, se ele já estivesse convertido, ele seria capaz de fazer isso. Ele estaria disposto, como eu, a abrir mão do conforto do que era familiar, dos laços que tinha formado com sua família, do ponto de vista profissional de seu pai. Não sei se ele foi até o pai e “não se convenceu” do que eu lhe dizia, mas sei que o que ele tinha com sua comunidade religiosa era mais forte do que o que eu estava lhe oferendo.

Veja, eu realmente não estava oferecendo muito a ele. Eu estava oferecendo a ele um conjunto de comportamentos biblicamente mais corretos, mas o comportamento não converte ninguém. Não enche ninguém com o poder de Cristo. Isso não faz alguém nascer de novo do Espírito Santo. Não dá a ninguém força para defender o que é certo, independentemente das consequências. Os saduceus, escribas e fariseus eram todos observadores do Sábado de acordo com a letra da Lei, mas não tinham proteção contra as tentações de Satanás e eram completamente insensíveis à verdadeira majestade do Céu quando Ele apareceu diante deles em carne.

A Bíblia nos diz repetidamente: obedecer à Lei não nos proporciona justiça. Paulo, Pedro e os outros estão absolutamente certos sobre isso, e foram inspirados pelo Espírito Santo para escrever uma repreensão eloquente àqueles que acreditavam que ao se tornarem mais “judeus”, ao buscarem justificação através da obediência, através da circuncisão, através de mudanças na dieta, eles estavam agradando a Deus. Eles estavam escrevendo para refutar a doutrina dos fariseus, que ensinavam que Caim estava certo ao trazer o melhor de seu trabalho para o altar (Gn 4:3), quando o que Yahweh queria era algo completamente diferente.

Nós lemos: “De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o SENHOR? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas” (Isaías 1:11-17).

Isto é exatamente o que vimos na semana passada, com a definição de Tiago para a religião bíblica: “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo” (Tiago 1:27).

Algumas pessoas – aquelas focadas em obras – usaram essas passagens para argumentar contra os Sábados, luas novas e festas. As Escrituras não dizem nada negativo sobre isso; não há nada de errado com as práticas listadas em Isaías. O problema não está nos tempos marcados. É que eles foram contaminados, poluídos pelos pecados não confessados de Israel, pelas almas não convertidas dos participantes. As mãos e os corações das pessoas não estavam limpos. Na verdade, isto é a Bíblia, até mesmo o Antigo Testamento, nos ensinando que a justiça é pela fé, não pelas obras. Se a obediência aos mandamentos e os vários estatutos e ordenanças tornassem alguém justo, então Yahweh nunca diria: “Pare de fazer essas coisas”. Se o povo fosse mau e corrupto porque as suas obras não eram suficientes, então Ele diria: “Guarda os Sábados com mais diligência; observe as festas com mais rigor; siga as regras com mais cuidado, então suas mãos serão limpas de sangue e sua iniquidade será lavada.”

Não é assim que funciona a religião bíblica. Uma pessoa deve ser convertida, deve amar a Yahweh, deve honrar Sua Lei em seu coração, e então sua boca falará palavras justas e suas mãos farão obras justas. Sim, a Lei revela como é a conversão. Sim, os mandamentos nos mostram o que é a justiça, para que possamos nos observar no espelho da santidade e reconhecer que precisamos e devemos ter um Salvador. Mas quando recebemos esse Salvador, o espelho não se desfaz em pó. O espelho permanece, para que possamos olhar para ele e ver Cristo, a beleza de Yahshua, até mesmo em nossa carne mortal.

Somos chamados a vê-Lo em nós, a ser um com Ele através do Evangelho, e assim herdar Sua justa recompensa: a vida eterna diante do Pai Celestial.

Eu não estava oferecendo nada disso ao meu amigo. Eu estava dizendo, não com essas palavras, mas com efeito: “Olha, posso provar que você está fazendo algo errado. Em vez disso, faça outra coisa.”

Minhas intenções eram boas, visto que eu conhecia minhas próprias intenções naquele momento, mas não tinha realmente uma experiência espiritual superior para compartilhar. As ações certas sempre serão melhores que as ações erradas, mas esse tipo de abordagem não toca o coração nem convence o pecador de sua necessidade.

Não houve nenhum convite em minhas palavras ou argumentos para um encontro com a natureza divina. Não houve nenhum chamado à unidade, para se tornar membro de uma Família com parentes amorosos, tanto no Céu como aqui na terra. Não houve comunidade de santos para substituir a comunidade dos enganados, que era para ele, a única família espiritual que alguma vez conheceu. E sim, se ele se convertesse, ou se a minha defesa do Sábado o tivesse convertido, ele estaria disposto a fazer qualquer sacrifício, a pagar qualquer preço; mas eu não estava em condições de facilitar a conversão de ninguém e, certamente, tornar-se mais obediente à Lei por trocar o sétimo dia pelo primeiro nos afetos de alguém, não é a experiência de conversão que a Bíblia oferece.

A verdade é que nada do que fazemos como evangelistas, como mensageiros do Evangelho, tem qualquer valor se não incluir um convite – um apelo à unidade.

Obediência aos Mandamentos de Yahweh não é a mesma coisa que unidade com Ele, mas esses mandamentos fornecem um caminho para dois tipos de unidade.

Há unidade com o Pai, expressa por aqueles convertidos e que vivem pela fé, nos quais não temos outro Deus, não adoramos ídolos, respeitamos Seu santo nome e O honramos como o Criador com a guarda do Sábado. Estas são obras que correspondem à nossa aliança com o nosso Pai, e esse é um aspecto da unidade bíblica.

Há unidade com os santos, com os membros da Igreja de Yahshua na terra, expressa por aqueles que vivem pela fé, na qual honramos nossos pais, não fazemos nenhum tipo de dano aos nossos semelhantes e não ficamos com ciúmes de suas bênçãos. Estas são obras que correspondem à nossa aliança com nossos irmãos crentes, e esse é o outro aspecto da unidade bíblica.

Sem estas coisas, baseadas na fé, nenhum trabalho tem mérito, e nada do que fazemos ou podemos fazer agrada ao Pai. “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6). Ele é um recompensador daqueles que O buscam diligentemente, não daqueles que O obedecem diligentemente. Não subestimando o valor da obediência, mas aqueles que o procuram irão encontrá-lo, e aqueles que O encontrarem irão amá-Lo, e aqueles que O amam concordarão com Ele, e aqueles que concordam com Ele irão obedecê-Lo. Mas a obediência chega no final; essa cadeia de comportamento não funciona ao contrário. Não se obedece a Ele para concordar com Ele, amá-Lo ou encontrá-Lo; o amor vem em primeiro lugar, o desejo e o impulso de buscá-Lo vêm em primeiro lugar, ou simplesmente não vem.

A unidade é o resultado da obediência baseada no amor. Em outras palavras, a unidade é o resultado da justiça que se baseia na fé.

Quando vemos ministérios independentes e mensageiros auto-enviados convocando as pessoas a se reunirem em torno de um pequeno grupo específico, de uma mensagem em particular, de um indivíduo específico, tudo isso está incorreto. Alguns podem perguntar: “Mas a Igreja CSDA não faz a mesma coisa? Vocês não estão chamando as pessoas para fora das igrejas, até mesmo a igreja adventista liderada pela conferência que guarda os mandamentos, e dizendo-lhes para adorarem com vocês ao invés de adorar com eles?”

Essa não é uma compreensão adequada da nossa mensagem ou do nosso convite. Nossa mensagem não é: “Venha passar tempo com nosso grupo em vez de com qualquer outro grupo”. Nossa mensagem é: “Venha para onde Cristo está. Venha para onde é ensinado a vitória sobre o pecado, a justificação pela fé, e a explicação bíblica da salvação – diferente de qualquer outro lugar no mundo.” Para aqueles que aceitam esse convite, eles estabelecem uma aliança com o Pai, e assim se tornam ligados a Ele, e estabelecem uma aliança com os outros filhos desse mesmo Pai, e se ligam à Noiva de Yahshua, Sua Igreja aqui na terra. Alguns grupos orgulham-se de ter uma interpretação da Bíblia, ou das profecias, que acreditam ser corretas. Essa foi certamente a minha condição como um adventista da conferência no ensino médio. Outros acreditam que têm algum tipo de “linha de descendência ortodoxa” dos apóstolos originais de Cristo, como os católicos através do papado, ou alguns grupos adventistas através de tentativas mais complicadas de genealogia espiritual. Sabemos que a verdadeira filiação, a verdadeira família, vem somente de Cristo e daqueles que falam de acordo com Seu Espírito e Poder.

Eu não sabia nada disso quando era um adventista tradicional, tentando convencer um amigo do ensino médio a se tornar um observador do Sábado. Não pude convidá-lo a conhecer a Cristo, porque não O conhecia adequadamente. Eu não poderia convidá-lo a uma compreensão mais profunda do Evangelho, porque meu próprio entendimento era superficial e não ia muito além da letra da lei do Sábado e dos conselhos de Ellen White sobre o comportamento cristão. Eu era membro de uma congregação e, por mais que apreciasse aquelas pessoas pelo que eram, não éramos a família de Yahweh aqui na terra e, portanto, também não poderia convidá-lo para aquela família.

Temos quatro Evangelhos que descrevem a vida e as obras terrenas de Cristo Yahshua. O que essa vida e essas obras revelaram? Revelam que existe um apelo à unidade em tudo o que a vontade divina faz entre a humanidade. Quando cooperamos com a Mente de Cristo, com o Espírito de Yahshua, descobriremos que tudo o que fazemos em nome de Yahshua assume a mesma qualidade, o mesmo chamado, o mesmo convite à unidade.

Lembre-se que, em estudos anteriores, vimos que o profeta Elias, Eli-Yah (Meu Deus é Yah), tinha duas tarefas a cumprir em seu ministério. Uma era reparar a unidade entre as tribos e a outra era reparar o vínculo entre Yahweh e Seu povo. Nós lemos: “Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do SENHOR, que estava quebrado. E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome. E com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR; depois fez um rêgo em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente. Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rêgo” (I Reis 18:30-32, 38).

Aqui está o padrão, aqui está a ordem, e é muito simples: Primeiro, a aliança com Yahweh foi restaurada, representada pela reconstrução do altar quebrado. Em seguida, a aliança entre o povo foi restaurada, representada pela reunião das doze pedras e pela construção do segundo altar. Depois disso, o fogo do céu caiu. Se você não estiver prestando atenção, você não perceberá, mas EliYah realmente construiu dois altares ali – significando duas alianças, ou talvez mais precisamente, uma única e grande aliança com duas dimensões ou aspectos. O primeiro é “o altar de Yahweh que foi demolido”, e o segundo é “um altar em nome de Yahweh”, aquele em nome do povo e da aliança entre as tribos. Depois disso, o favor de Yahweh foi revelado pelo fogo do Céu. Aqui vemos, em símbolo, os mandamentos de Yahweh em ambas das suas “direções” espirituais, o Altar de Yahweh representando os mandamentos que nos ligam a Ele, e o Altar de Israel, representando os mandamentos que nos ligam uns aos outros, que nos ensinam como demonstrar amor ágape pelo próximo. EliYah estava restaurando a família. Considere isto com cuidado, pois um altar é um indicador de uma aliança, de um relacionamento.

Em nosso próximo estudo, do qual este serve de introdução, examinaremos os paralelos entre a obra de EliYah e a vida de Cristo, porque estabeleceremos, e muito claramente, que toda a obra que Yahshua fez foi exatamente com o mesmo propósito do ministério de EliYah – reparar altares, restaurar relacionamentos, trazer unidade.

Yahshua disse isto em Sua oração ao Pai diante de Seus discípulos: “E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um” (João 17:22). Essa é uma afirmação muito poderosa, que Yahshua nos deu a glória que o Pai lhe deu, e porque temos essa glória, somos um, assim como o Pai e o Filho são um.

Então, quando nos encontrarmos novamente, examinaremos essa glória, passaremos pelos ensinamentos e milagres de Yahshua, e veremos, muito claramente, como cada um desses incidentes foi um chamado à unidade, um ato para trazer sobre a família divina aqui na terra, e nos regozijaremos porque este trabalho teve sucesso, apesar do fato de sermos poucos, e para o mundo o ministério de Cristo parecer ter terminado em fracasso. Mas cada um de nós está aqui, e cada um de nós recebeu esse convite, essa glória, para compartilhar com os outros, porque Yahshua fez exatamente o que Ele se propôs a fazer.

Nesta semana, ao encerrar este capítulo introdutório, peço que você aprenda com minhas experiências. Fale e aja de acordo com o Espírito que Yahshua colocou dentro de você. Deixe a obra de EliYah e a mente de Cristo trabalharem através de você. Deixe que cada palavra sua em nome do Reino seja um convite à verdade como é em Yahshua, ao Evangelho que salva do pecado e, o mais importante, para os corações e mentes daqueles que o ouvem, permita que cada palavra seja um convite para fazer parte da família divina. A Família de Yahweh é melhor que a família natural. É melhor do que qualquer coisa que o mundo e sua amizade tenham a oferecer. É melhor do que qualquer coisa que a estima, a familiaridade ou o conforto possam proporcionar. A família de Yahweh na terra é uma comunidade amorosa e santificadora para a qual Yahshua viveu, morreu e ressuscitou para que fosse criada. Que a nossa alegria, o nosso regozijo na salvação de Yah, seja a mensagem que levamos ao mundo. O fato de termos o privilégio de fazer parte dessa família divina aqui na terra, é o cerne da experiência para a qual estamos chamando outros.

Traduzido por Sis. Arlete

Testemunhos

“A primeira obra dos cristãos é estar unidos na família. Então a obra deverá se estender aos vizinhos próximos e distantes. Aqueles que receberam luz devem deixar que a luz brilhe em raios claros. Suas palavras, perfumadas com o amor de Cristo, devem ser um cheiro de vida para vida” [Letters and Manuscripts, Vol. 16, Manuscript 11, 1901].

“Se o mundo vê harmonia perfeita na igreja de Deus, isto será poderosa demonstração aos seus olhos em favor da religião cristã. Dissensões, lamentáveis diferenças e insignificantes provações na igreja desonram nosso Redentor. Tudo isso se pode evitar mediante a entrega do próprio eu ao Senhor, e se os seguidores de Cristo obedecerem à voz da igreja. A incredulidade sugere que a independência individual nos aumenta a importância, que é fraqueza subordinar nossas idéias do que é direito e conveniente ao veredicto da igreja; ceder a esses sentimentos e pontos de vista, porém, não é seguro, levando-nos à anarquia e confusão. Cristo viu que a unidade e a comunhão cristã eram necessárias à causa de Deus, e portanto a recomendou aos discípulos. E a história do cristianismo de então para cá demonstra de modo conclusivo que unicamente na união está a força” {T4 19.2}.

“A união cristã é poderosa agência. Diz, de maneira impressionante, que os que a possuem são filhos de Deus. Tem uma influência irresistível sobre o mundo, mostrando que o homem, na sua humanidade, pode ser participante da natureza divina, havendo escapado da corrupção que pela concupiscência há no mundo. Devemos ser um com o próximo e com Cristo, e em Cristo um com Deus. Então de nós poderão dizer as palavras: “E estais perfeitos nEle” Colossences 2:10 {MCH 258.4}.

Home | Contato | Para Imprimir | Mais Artigos